terça-feira, 7 de outubro de 2014

alegações finais?..

---------------------------------


7 de Outubro - Luís Botelho


Meu caro,

Não o conheço pessoalmente. Nunca falámos. Não creio, portanto, que sejam de tratar como "pessoais" os emails que trocámos. Desde o primeiro email deste debate, decidiu apresentar-se como "coordenador-geral da Caminhada Pela Vida 2014". Isso não o coibiu de tecer considerações e formular juizos muito para lá dos limites da elegância em relação ao P.e Nuno e a mim próprio. Mas foi exactamente nessa sua qualidade que o questionei. E eu próprio me posicionei, implicitamente, enquanto membro da "comissão nacional pro-referendo vida", em cujo blogue aliás publiquei sem qualquer deturpação as suas e as nossas posições. Não há qualquer "escândalo" a menos que afinal de contas não se reveja nas posições que defendeu.

Termino com uma explicitação. Disse e julgo ter demonstrado que as minhas posições não pretendiam ser "ataques" - contudo, tal nao significa que eu deixe de considerar, com Balmes e Juan Manuel de Prada* (ci. pelo Infovitae em Abril de 2013), que os "partidos moderados e conservadores" acabem por se constituir como os nossos principais e mais perigosos "inimigos". Nessa medida, qualquer estratégia (como a que temos visto ser seguida pela FPPV, culminando com esta "iniciativa legislativa") que passe por alguma forma de enfeudamento da Causa da Vida a partidos como o PSD ou o CDS, acaba por representar um grande perigo para o futuro e acutilância do movimento pro-Vida. Defendo, pelo contrário, uma clara demarcação política em relação àqueles partidos, privilegiando por ora a opção PPV e, num futuro mais ou menos próximo, algo mais abrangente e mobilizador.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Botelho


* «Decía Balmes que los partidos «de instinto moderado y sistema conservador» se convertían a la postre en conservadores «de los intereses creados de una revolución consumada y reconocida»; y que, a la postre, resultaban más útiles a la Revolución que los propios partidos revolucionarios.»
http://portugalprovida.blogspot.pt/2013/06/abortismo-de-direita-dos-mornos.html
http://jesus-logos.blogspot.pt/2013/04/in-rl-decia-balmes-que-los-partidos-de.html




---------------------------------


6 de Outubro - José Maria Seabra Duque


Luis,

Ao contrário da minha conversa com o Padre Nuno que foi pública deste o princípio, os mails que lhe enviei foram privados.

Não tem a minha autorização para publicar os meus mails.

Dado que pelos vistos prefere o escândalo não vejo nenhum interesse na continuação desta conversa.

Os melhores cumprimentos.


Enviado do meu Windows Phone