sábado, 4 de outubro de 2014

Por que não irei, este ano, à caminhada pela vida - P.e Nuno Serras Pereira



 
Confesso que estava preparado para amanhã participar, como costumo todos os anos, na Caminhada pela Vida. Mas ontem deparei com uma notícia que me cheira a esturro,[1] se não mesmo a enxofre, a qual me deixa preocupado.

O motivo da preocupação não está nas declarações que ali são transcritas de Isilda Pegado, mas sim em duas coisas, a saber:

1- O texto da proposta do projecto-lei ou da iniciativa legislativa não é conhecido a não ser pelos organizadores. Motivo para desconfiança da sua bondade não consiste somente no “secretismo” do mesmo, mas também no estranho apoio, que segunda a notícia lhe é prestado por representantes de partidos ferranhamente abortófilos.

2 – Aqueles que serão incitados a assinar e a angariar subscrições, poderão ler na sua totalidade essa proposta de modo a ajuizá-la cuidadosamente antes de a subscrever?

3 – Caso isso se venha a verificar, o que é o mínimo que se pode exigir, o facto da Caminhada, encorajada pelo Papa Francisco, terminar com essa apresentação que animará as pessoas a ela aderir não irá passar a mensagem, em particular para a comunicação social, que toda aquela gente sabia ao que ia isto é, apoiava essa iniciativa.

4 – Sempre pensei que nem a federação portuguesa pela vida, nem os outros movimentos de defesa e promoção da vida e da família, nas suas actividades, devessem estar “hipotecados” a partidos políticos. Há quem não pense assim e, parece-me, que ao longo do tempo essas “ligações” se têm vindo a tornar cada vez mais intensas.

Em resumo, uma vez que não vejo estas coisas esclarecidas, com muita pena minha, não irei amanhã à Caminhada pela Vida, pois ela não se me afigura já como aquela que sempre conheci.

Sugiro ainda que ninguém adira ou subscreva a tal iniciativa legislativa, sem a ler pausadamente na sua totalidade e, caso tenha dúvidas procure esclarecê-las com alguém conhecedor profundo destas coisas.  

Nuno Serras Pereira
03. 10. 2014



[1] http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=27&did=163991