Depois de invocar o Espírito Santo e contactos vários, parece-nos que o melhor caminho para a nossa petição "pro referendo", a qual só vale quando reunir 75.000 assinaturas, tem de assentar num apoio claro da Igreja Católica, a única com capacidade para nos permitir reunir em tempo útil tantas assinaturas (sem prejuízo de pedirmos o apoio de outras comunidades religiosas activas em Portugal).
E para isso, devemos nós (tantos crentes quantos pudermos reunir em poucos dias - no mínimo uma centena) pedir ao Santo Padre, à aliança Evangélica e outros líderes religiosos a sua bênção para esta iniciativa em concreto. Depois entregaremos na Nunciatura Apostólica, na Aliança Evangélica, na Grande Mesquita e na Sinagoga de Lisboa o pedido de Bênção com carácter de urgência para que, após as férias, nos seja possível ir para o terreno. Os mandatários da petição serão um sub-conjunto dos que subscreverem este primeiro pedido da bênção.
Eis então em suma o nosso plano de acção para o qual peço a vossa atenção, sugestões e melhorias:
1. Convite a crentes para subscrever pedido de Bênção
2. Entrega dos pedidos de Bênção ao Santo Padre, à Aliança Evangélica portuguesa, líderes Muçulmanos e Rabinos
3. Carta de pedido de apoio aos principais líderes religiosos nacionais e mensagem a todos os párocos, pastores e grupos/movimentos de base espalhados pelo país, distribuindo as folhas de recolha e assinalando as datas para início e conclusão da campanha, indicando simultâneamente um ponto de contacto por cada distrito e concelho;
A iniciativa será sempre de um grupo ad hoc de cidadãos/crentes, não de qualquer partido nem de qualquer movimento/associação/federação.