segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

fiel GPS

clicar na imagem

    A elevada mobilidade da vida contemporânea leva muitos fiéis a passar o fim de semana afastados da sua comunidade. Quantas vezes, em passeio ou viagem, andou à procura dos horários das missas ou de algum serviço religioso?
    Antigamente, algumas localidades tinham afixados os horários das missas  - mas é cada vez mais difícil encontrar essas velhas tabuletas amarelas. Hoje em dia, porém, é possível criar um serviço electrónico rápido, cómodo (e gratuito!), acessível via Internet ou mesmo no telemóvel. Muitas instituições começam a oferecer aplicações /*Android */que facilitam o acesso dos membros às suas iniciativas e momentos de contacto, disponibilizando via telemóvel toda a informação necessária.
    Atento às novas possibilidades tecnológicas e às necessidades de sempre, o «movimento pro referendo Vida» que desde 15 Agosto está a reunir milhares de assinaturas com um valioso auxílio de sacerdotes e fiéis, propõe-se retribuir o apoio recebido e a receber (ainda faltam cerca de 35000 subscritores).
    Pensámos, pois, criar um serviço de consulta gratuita de todos os horários e locais de culto em Portugal. Embora feito por católicos, o sistema pretende ser aberto a outras confissões religiosas activamente solidárias com a causa pro-Vida. Para tal é preciso que haja uma boa receptividade por parte dos interessados, religiosos e leigos. Receptividade, essa, traduzida no preenchimento completo de um formulário com os dados necessários.
    Neste inquérito, para além da informação dos horários das celebrações em cada local, precisamos igualmente das respectivas coordenadas GPS para geo-referenciação do sistema (rpara determinar as coordenadas GPS da sua igreja, recomendamos a consulta do sítio http://www.gps-data-team.com/map/, o uso do software GoogleEarth, o seu telemóvel ou o tom-tom do carro, se disponível).

    Para aderir gratuitamente ao sistema fielGPS, deve preencher o formulário (PDF) em papel e juntamente com folhas de assinaturas pro referendo-Vida devidamente preenchidas, remetê-lo por correio à Comissão Nacional pro Referendo Vida.