terça-feira, 4 de outubro de 2011

seria bom ouvir uma palavra da Conferência Episcopal

No terreno, muitas pessoas hesitam por desconhecerem a posição dos Bispos, da Conferência Episcopal Portuguesa sobre esta iniciativa pro referendo.
Bom seria que, passado já algum tempo de reflexão, todos os religiosos e religiosas bem como os fiéis católicos em geral, pudessem ouvir uma palavra esclarecedora dos seus Bispos.

Aqui ficam alguns testemunhos recentemente recebidos pela «comissão nacional pro referendo vida»:

----------------------------------
«Afinal é ou não para se avançar com a recolha de assinaturas para propor na AR novo referendo sobre a defesa da vida (aborto e eutanásia) ? »

----------------------------------

«Contactei o pároco da minha paróquia (...) acerca do referendo, mas ele queixou-se de que não tem notícias de que é uma iniciativa organizada.
Acho que ele devia ter sido contactado pela hierarquia, a começar na Conferência Episcopal, para se fazer alguma coisa. O que é que se passa? A Conferência Episcopal Portuguesa não foi contactada? Porque é que eles não estão a baixar a notícia ao longo da cadeia, e a organizar as coisas do lado deles? »

-------------------

«o questionário onde pergunta se a rádio renascença apoia ou não a causa da vida, estou desapontado pois não existe a opção de votação: "Não apoia a vida, mas sim o aborto", pois eu presenciei menções favoráveis ao aborto nas suas transmissões.»

-------------------

«Hoje, entre o meio-dia e a uma, a rádio renascença (RR) – que é reconhecida e promovida pela Igreja como católica -, propriedade do Patriarcado de Lisboa e da Conferência Episcopal, [...] pôs a “debate” o, impropriamente, chamado “testamento vital” [...]  três das “sumidades” que palraram advogaram obstinadamente o carácter vinculativo do dito documento[...] . Qualquer pessoa minimamente informada sabe que essa “vinculação” significa de facto abrir a porta à eutanásia constituindo, por isso, uma agressão violenta e homicida, bem como uma ataque directo à autonomia e liberdade da pessoa em estado de enorme vulnerabilidade. Não é para admirar, uma vez que a estação emissora patriarcal (o Patriarcado de Lisboa é, de longe, o proprietário principal) sabia que estes três eutanazis eram conhecidos abortistas que estiveram fortemente empenhados no referendo sobre a liberalização do aborto, pelo lado do Sim à mesma. São eles João Semedo do bloco de esquerda, Eurico Reis, juiz desembargador (convidado residente) e Miguel Oliveira da Silva, presidente do conselho nacional de ética para as ciências da vida (!). Este último, aliás, é especialmente conhecido por, várias vezes, ter orgulhosamente confessado, na televisão, que ele próprio praticava abortamentos.

A rádio dos nossos Bispos está tão feliz e orgulhosa com as declarações deste último que anda a repeti-las nos noticiários.

[...]  Que o mundo fique a saber, os Bispos portugueses desde há muitos anos compactuam, do modo acima descrito, com o abuso mortal de menores nascentes (também se poderia dizer, pedofobia mortífera) e agora com os eutanazis.

[...]  Por mim, não tenho dúvidas, se o comportamento dos meios de comunicação social da Igreja, em particular da RR, a estação emissora com a mais vasta audiência a nível nacional, tivesse sido como devia ser o resultado do último referendo sobre o aborto teria sido muito diferente.»


-------------------

«  No início de 2001, um sacerdote [...] fez-me, provocatoriamente, a seguinte pergunta:
- Qual é a sua mensagem para a Igreja no início do século XXI?

Confesso que fiquei perplexo e agastado com tal pergunta, mas instantaneamente uma "voz" me ciciou ao ouvido a resposta, que transcrevo:
- Dado que a Igreja, até agora, tem falado de Cristo e seguido Pilatos, comece agora a falar de Pilatos e a seguir Cristo.

[...] Hoje, constato que a minha mensagem não surtiu qualquer efeito e que Pilatos continua a ser uma grande figura da História da Igreja: o género e o estilo "NÃO ME COMPROMETA E DEIXE CORRER" é o que está a dar.»
 
--------------------------------------- 
até do outro lado da barricada já notam e assinalam o silêncio da Igreja   
A lei (que não agrada a minorias militantes sempre ativas) é indiferente
 à maioria e não é posta em causa por praticamente mais ninguém. Já nem a
 Igreja fala disso.
------------------- 
(resultados provisórios do nosso inquérito ao posicionamento da Rádio Renascença)

A Rádio Renascença tem apoiado a causa da Vida?

Sim, activamente
  42 (21%)
Sim, mas timidamente
  37 (18%)
Sim, a contragosto
  6 (3%)
Praticamente nada
  64 (32%)
Não sei
  51 (25%)

Votos apurados: 200