sexta-feira, 22 de março de 2013

Comissão Nacional pro Referendo-Vida - email oficial BLOQUEADO pela 3ª VEZ

Ex.mª Senhora Presidente da Assembleia da República,
Digmª Drª Assunção Esteves

Cc. Presidência da República, Provedoria de Justiça, Procuradoria-Geral da República /DCIAP, Entidade Reguladora Competente ANACOM
Cc. ex.mª comunicação social
Cc. ex.mºs membros efectivos e honorários da «Comissão Nacional pro referendo-Vida»


Excelência,

Somos a «comissão nacional pro referendo-Vida» (CNPRV), um grupo de cidadãos cujo único "crime" é o de estar a reunir assinaturas com vista à convocação de um referendo nacional de iniciativa popular. Pela terceira vez, em apenas dois meses, vimos ser-nos bloqueada hoje, dia 22 de Março de 2013 pelas 18h18'43", a nossa caixa oficial de correio electrónico pro.vida@vodafone.pt. Os primeiros bloqueios ocorreram em 29 de Janeiro e 10 de Fevereiro.

Não é aceitável que mantendo-se exactamente o mesmo contrato com o operador de serviço Internet e depois de ter enviado mais 800.000 emails durante o ano transacto sem qualquer problema, neste momento bastem 463 emails - como os enviados hoje - para que a conta de email nos seja bloqueada. Admitimos que a nossa mensagem possa não agradar aos poderes instituidos em Portugal - mas não desistiremos de a proclamar.

Se a nossa comunicação fere alguma Lei da República, façam o favor de nos processar e prender. Se o que fazemos é perfeitamente legítimo, como em consciência nos parece ser o caso, porque nos é movida uma tal perseguição nos últimos tempos? Já tivemos contas de email no operador Oni que trocámos pelo operador Clix quando começaram a surgir problemas estranhos. Também na Clix tivemos alguns problemas devido a reclamações de concidadãos nossos, por desconhecimento da Lei que nos reconhece o direito a divulgar o nosso pensamento e iniciativas cívicas. Acabámos por mudar para a Vodafone onde durante cerca de um ano acreditámos ter encontrado finalmente Paz. Os últimos dois meses vieram provar não ser esse o caso. Pela nossa parte, porém, sentimos ser chegado o tempo de resistir e contestar esta campanha por todos os meios ao nosso alcance e aos quais reconhecemos alguma eficácia - o que infelizmente não inclui as vias judiciais.

Não há instâncias que garantam em Portugal o "normal funcionamento da vida democrática", a liberdade de expressão e difusão das nossas ideias e iniciativas? Alguém já estará a pôr em prática a ideia de "suspensão temporária das garantias do regime democrático", avançada pela Dra Manuela Ferreira Leite há algum tempo? Se assim for, que mais restará suspender? As garantias de devolução aos cidadãos das quantias depositadas nos bancos?

Exigimos a garantia pelas instituições públicas portuguesas dos nossos Direitos  de participação cívica, nomeadamente de participar no processo legislativo através da convocação de um «referendo nacional de iniciativa popular».

Guimarães, 22 de Março de 2013

a Comissão Nacional pro Referendo-Vida
Isabel Alexandre, Joana Câmara Pereira, Leonor Ribeiro e Castro, Maria das Dores Folque, Vera de Abreu Coelho, Ali Adel Hussain, Carlos Fernandes, Luís Botelho, Luís Paiva, Miguel Lima, Nuno capucha, Rodrigo Castro

----------------------------------------------------------
nota: face à situação vivida, privados da nossa caixa de email, somos forçados a enviar esta denúncia a partir de uma conta gmail do PPV